Nem sempre, quando um ambiente está aparentemente limpo, ele está necessariamente Sanitizado. As condições ideais é que ele esteja completamente livre de todas as ameaças biológicas, como: vírus, bactérias e micro-organismos, responsáveis por causar doenças.
O objetivo da Sanitização é realizar a diminuição drástica de microrganismos vivos nocivos à saúde em qualquer ambiente, em prol da saúde e bem-estar de todos que ali frequentam e convivem. Esse processo visa combater diversos organismos e as doenças que eles podem causar, como vemos abaixo:
• Bactérias: elas podem causar diversos problemas respiratórios: tuberculose, pneumonia e intestinais/ estomacais: intoxicação alimentar;
• Vírus: responsáveis pelas doenças mais simples, como gripes e resfriados, mas também pela hepatite, sarampo, caxumba, que podem causar problemas muito graves.
• Fungos: geralmente relacionados pelas micoses de pele, aspergilose, alergias respiratórias;
• Protozoários e vermes: doenças diarreicas e solitária, bicho geográfico, entre outros.
• Parasitas: chato, piolho, sarna.
Quais ambientes podem ser Sanitizados?
Ao falarmos em processo de Sanitização, sempre pensamos em Hospitais, Escolas, Fábricas e Cozinhas industriais. Porém, é um processo livre e importante para qualquer ambiente, inclusive (e principalmente) residências.
Todos os ambientes estão sujeitos à contaminação, dessa forma, o processo pode ser realizado em qualquer lugar que seja frequentado por pessoas. Portanto, ao pensar em sanitização dos ambientes de casa, lembre-se dos locais mais comuns, como, chão e sanitário mas também outros menos lembrados, como, maçanetas e interruptores.
Entenda a frequência que cada local exige e realize o processo de sanitização. Se livrar de germes, bactérias e vírus será muito benéfico para sua família e todos os que frequentam sua casa.
Quais as etapas do processo de sanitização de ambientes?
O passo inicial para qualquer processo de descontaminação de um ambiente, é a limpeza inicial. Nessa etapa são utilizados produtos tradicionais e com o emprego das principais técnicas, como varredura úmida ou lavação. O objetivo aqui é retirar a parte mais grossa da sujeira e os resíduos.
A sujeira em si, por sua composição, é um grande agente de propagação e conservação dos microrganismos, então nessa primeira fase, já ocorre uma grande diminuição da carga contaminada do ambiente.
A segunda fase já consiste no processo de Sanitização. Feito o procedimento de limpeza inicial, é chegado o momento de se realizar o combate específico e efetivo aos germes.
Nessa etapa, devemos utilizar apenas produtos comprovadamente eficazes contra os organismos que queremos combater, como o Cloro e Água Sanitária Santa Clara. Esses produtos passaram por análises e testes, dessa forma você terá certeza que o ambiente está completamente livre de riscos.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de passar no nosso blog para conferir os outros textos. E também não deixe de conhecer os produtos Santa Clara!