Todos nós sabemos dos riscos que os produtos de limpeza representam, principalmente para quem tem filhos e animais de estimação. Em sua formação, a maior parte dos produtos apresenta composições prejudiciais à saúde. Por isso, preparamos um artigo especial para você aprender as melhores maneiras de armazenar utensílios de limpeza com segurança.
Escolha um local apenas para Produtos de Limpeza
Nem sempre nossa casa tem espaço para uma lavanderia grande. Mas escolher um armário apenas para esses produtos é muito importante, principalmente porque, para os que têm crianças e pets, esses produtos precisam permanecer fora do alcance e, caso não seja possível colocá-los em altura, a recomendação é sempre mantê-los trancados de alguma maneira.
Na organização, prateleiras, nichos e suportes ajudam bastante. Para os utensílios, como vassouras, rodos, pás e esfregões, os ganchinhos na parede são grandes aliados. Você não vai mais esbarrar nesses objetos pela casa e sempre saberá onde buscar em caso de necessidade.
Segurança em primeiro lugar!
Produtos de Limpeza não é brincadeira. Algumas misturas podem ter efeitos muito perigosos para a nossa saúde, e é muito importante estarmos sempre atentos aos rótulos e indicações de cada produto. Não são apenas os pequenos e os animais que estão sujeitos aos acidentes.
Por exemplo: ao lavar o banheiro, fazemos aquela mistura no balde para otimizar a faxina, não é mesmo? Mas você sabia que muitos daqueles produtos não podem ser colocados juntos? Álcool e Água Sanitária são um excelente exemplo disso. Tenha sempre em mente que algumas misturas caseiras podem ser corrosivas, inflamáveis.
Produtos armazenados incorretamente também geram perigos na nossa casa. Em geral, nenhum deles pode ser mantido no sol, ou no calor, mas algum deles ficam especialmente nocivos, como o álcool e os aerossóis.
Além disso, não basta comprar o seu produto favorito, você precisa conhecê-lo. Leia o rótulo, conheça o uso e suas aplicações. Nele também constará seu armazenamento correto.
Nunca reaproveite ou reutilize as embalagens. Elas devem ser descartadas assim que vazias, não há lavagens suficientes que a livrem dos produtos químicos que ali antes continham. A não ser que sejam refis.
Embora seja comum, não é seguro comprar aqueles produtos em garrafas PET. Em primeiro lugar porque você não sabe como ele foi fabricado, se é um produto aprovado e seguro. Em geral, não são produzidos por empresas reconhecidas. Em segundo lugar, a garrafa PET não é uma embalagem seguro para produtos de limpeza sensíveis à luz, como a Água Sanitária e o Cloro.
E por fim, a maioria das cidades possui um Serviço para Urgências Toxicológicas. Tenha esse telefone sempre disponível e ligue caso um acidente ocorra ou suspeite de intoxicação de algum membro da família. Caso não exista esse serviço, entre em contato com o SAMU ou os Bombeiros, e encaminhe imediatamente para o hospital mais próximo.
O que você achou das nossas dicas de hoje? Se algumas dessas dicas te ajudou de alguma maneira, não deixa de conferir os outros textos do blog!